Os Clássicos da TV Cultura – Anos 90

9 de maio de 2010 at 5:43 45 comentários

A TV Cultura é uma das maiores e melhores emissoras que transmitem programas para a criançada com qualidade.

São tantos clássicos que marcaram época, que eu nem sei por onde começar,  muitos desenhos da década de 90 marcou a minha vida.

Abaixo alguns Clássicos:

Glub Glub

Quem não se lembra do Glub Glub?! Desenho passado em 1991 há 1998.

O programa era apresentado por dois peixes sendo um macho (Carlos Mariano) e uma fêmea (Gisela Arantes).

As Histórias do Velho Urso

As Histórias do velho urso, abordavam sempre novas e divertidas histórias com personagens diferentes a cada episódio.

Quebra Cabeça

Quebra Cabeça foi um programa infantil exibido de 1996 há 2000, o programa trazia bonecos de diferentes partes dos Estados Unidos, que juntos brincavam e abordavam temas importantes do cotidiano,  exemplos de lição de vida e superação.

As aventuras de Tintin

As aventuras de Tintin na verdade eram histórias em quadrinhos em 1929, só depois virou desenho animado.

Mundo da Lua

E o mundo da Lua?! Nossa para mim esse foi um dos melhores programas exibidos na TV Cultura. A série contava a história de uma família de classe média e seu cotidiano.

Lucas o protagonista da história ganhou um gravador do seu avô no seu aniversário de 10 anos, e nele o garoto registrava todas as suas histórias, mais precisamente usava o gravador como diário.

X – Tudo

Exibido pela primeira vez em 1992, o programa abordava as curiosidades do cotidiano, além das dicas e sugestões de leitura.

Castelo Rá Tim Bum

Tchau preguiça, tchau sujeira
Adeus cheirinho de suor

Lava, lava, lava
Lava, lava, lava
Uma orelha, uma orelha
Outra orelha, outra orelha

Lava, lava, lava
Lava a testa, a bochecha
Lava o queixo, lava a coxa e lava até
Meu pé, meu querido pé, que me agüenta o dia inteiro

E o meu nariz, meu pescoço, meu tórax
O meu bumbum e até o fazedor de xixi

Lala, lalalalala, lalalalala, lalalalalalalala

Ainda não acabou não, vem cá vem, vem
Uma enxugadinha aqui, uma coçadinha ali
Faz a volta e põe a roupa de paxá*

Banho é bom, banho é bom
Banho é muito bom
Agora acabou

E a música do ratinho quem é que não se lembra?

Castelo Ra Tim Bum é um programa educativo, que tinha o apoio FIESP, SESI e SENAI.

Rá Tim Bum

Outro programa educativo de sucesso, que por sinal levou vários prêmios, um deles foi a Medalha de Ouro no festival de Nova York.

Tots TV

Tots Tv é um programa Britânico transmitido pela TV Cultura na década de 90, que tinha como personagens principais Tina, Tom e Tico.

Rupert

O personagem Foi criado por Mary Tourtel na década de 1920, só em 1993 ganhou sua própria série de televisão.

Observação: Alguns vídeos  estão  em inglês, porque infelizmente não encontrei os mesmos em português com boa qualidade.

Entry filed under: Clássicos, Desenho Animado. Tags: , , , , , , , , , , , , , , .

HQ História do Rock – Gênero que foi um dos mais importantes no século XX Ben 10 – Personagem favorito da Copa Toon

45 Comentários Add your own

  • 1. Darlan Haron  |  9 de maio de 2010 às 12:36

    Adorei a sessão nostalgia Bru!!!!!!!!!!

    Responder
    • 2. Bruna Alana  |  9 de maio de 2010 às 21:38

      Há muito obrigada Darlan😀
      Beijos

      Responder
  • 3. Audiane  |  9 de maio de 2010 às 18:53

    Outro programa que marcou minha infância é o Contos de Fadas. Era muuito bom! Contava varios contos que a Disney nunca produziu e são conhecidos mundialmente como o Encantador de Ratos e Rapunzel. Recentemente voltou a ser exibido na Cultura, mas num horario inacessível p mim =(

    Responder
    • 4. Bruna Alana  |  9 de maio de 2010 às 21:41

      Bem lembrado, realmente Conto de Fadas era excelente. E no próximo Post sobre os clássicos da cultura, incluirei Conto de Fadas.

      Muito obrigada pelo comentário.

      Beijos

      Responder
      • 5. Audiane  |  10 de maio de 2010 às 8:53

        Obaa!

  • 6. Pepe Raposa =D  |  10 de maio de 2010 às 11:00

    X-tudo, castelo ra-tim-bum, Mundo da lua eram mto bons…
    Mas em compensação eu morria de medo do marcelo tas/professor tiburcio e dos peixes do glub glub =P

    Responder
  • 7. Pepe Gira  |  12 de maio de 2010 às 23:16

    Amei…

    Deu mt saudade😄

    Responder
  • 8. vinicius  |  22 de maio de 2010 às 16:22

    Nossa! Fiquei com muita saudade da minha infância agora! Bom saber que existem pessoas que assim como eu lembram de Tots TV e Quebra-Cabeça porque pra todo mundo que eu pergunto ninguém se lembra! Nossa, quase chorei aqui, bateu uma saudade imensa mesmo!!! Valeu…

    Responder
    • 9. Bruna Alana  |  22 de maio de 2010 às 18:22

      Olá Vinicius,

      Muito obrigada pelo comentário😀

      Esses clássicos da Cultura também marcaram a minha infância.

      Abraços

      Responder
  • 10. Matheus  |  21 de setembro de 2010 às 22:08

    Alguem lembra de uma serie com um Beagle que viajava no tempo?
    Procurei mas acho em lugar nenhum. Se alguem souber o nome, ja ajuda

    Responder
    • 11. Danilo  |  14 de julho de 2011 às 21:24

      Nossa, eu achava que so eu lembrava dessa serie, mas infelizmente nao sei o nome….esse programas fizeram a minha infancia….:D

      Responder
    • 12. Henrique  |  18 de agosto de 2011 às 22:19

      Depois de procurar arduamente, consegui achar o nome da série: “Wishbone”.
      É que o cachorro não é um beagle (é um Jack Russel Terrier) e ele não viaja no tempo (ele só imagina viajar no tempo)… Tava procurando essa série feito louco também

      Responder
  • 13. Raquel Nascimento  |  7 de outubro de 2010 às 17:57

    Adorei!! procurei muito por essas lembranças maravilhosas, passava horas assistindo tudo isso! Os contos de fadas eram bem legais, Xtudo, castelo ratimbum assisto hj em dia com meu filho de dois anos rsrs. valeu

    Responder
  • 14. Alaiane  |  17 de março de 2011 às 12:11

    eu juro que passava um desenho na cultura que tinha um lenhador, uma coisa assim, alguém se lembra de algo parecido? eu sei que não estou ficando louca!hahah

    Responder
    • 15. Liliane Rodrigues  |  15 de julho de 2015 às 23:30

      Deve ser Percy, o guarda florestal, não!? Dê uma olhada no Youtube, têm a abertura dele!

      Responder
  • 16. Adriana  |  9 de maio de 2011 às 21:56

    Legal seu site, vc por um acaso se lembra de um programa que eram dois cachorroes que moravam juntos, um deles era muito burro, não era desenho, era tipo tv colosso, mas era so os dois, era muito bom, é do fim dos anos 80 começo dos anos 90, se vc se lembrar e puder me mandar no meu e-mail vou fikar feliz!!

    Responder
    • 17. Darlan Haron  |  10 de maio de 2011 às 11:27

      Oi… já enviamos a resposta com o vídeo do programa para seu e-mail.

      Para o pessoal do blog que também tem interesse nessa série aqui vai a resposta…

      A série se chamava “Os Cachorrinhos” e era um quadro que passava no programa Glub Glub da TV Cultura.

      Abaixo o vídeo dos cachorrinhos…

      Responder
  • 18. João Paulo  |  11 de junho de 2011 às 14:23

    Os TOTs são muito fofooooooos eu assistia todos os diaas !!
    quase chorei agora, e ainda lembrava da musiquinha !!!!! ai que saudades da minha infância !! Obrigado pela postagem ..

    Responder
    • 19. Bruna Alana  |  11 de junho de 2011 às 15:32

      Olá João,
      Muito obrigada pelo comentário =)

      Abraço

      Responder
  • 20. THOR  |  4 de julho de 2011 às 13:09

    Por favor, rodei, rodei e NINGUEM sabe o nome do desenho que passava na Tv Cultura (acho que nos episódios do Cocoricó antigo) de dois irmãos, usavam toquinha, eram feitos de massinha, eles eram iguais, nao falavam, p*** merda, esse desenho é demaiis, e eu nao consigo lembrar o nome. Alguem aqui conseguiria esse feito milenar? kkkk’ hector_jau@hotmail.com add aee se alguem lembrar por favooor, esse desenho era f***!

    Responder
    • 21. Ariadne  |  16 de abril de 2012 às 1:18

      Era o Zeca e Joca! O nome original é Pat e Mat, dê uma olhada no YouTube, tem todos os episódios!😉

      Responder
  • 22. THOR  |  4 de julho de 2011 às 13:14

    ESTOU VOLTANDO AQUI, APÓS TRES MINUTOS DEPOIS DE EU POSTAR MINHA DUVIDA, E ADIVINHEM, EU ACHEI A P****** DO DESENHO! É PAT & MAT O NOME DESSE CRÁÁÁÁSSICO ! F***!

    Responder
    • 23. Darlan Haron  |  4 de julho de 2011 às 15:41

      Pat e Mat do programa Glub-Glub… realmente era sensacional!!!! =)

      Responder
  • 24. Júlio Cézar  |  20 de setembro de 2011 às 19:32

    Oi, meu nome é Júlio Cézar,
    Gostaria de se poderem me ajudar sobre uma série que dava na tv cultura quase nada dela só que não era desenho, mas relacionava alguma coisa de passado futuro, marca a série o uso de tipo uma tiara na testa se alguém poderia me ajudar estarei feliz revirei tudo e nada a respeito, grato.

    Responder
    • 25. Darlan Haron  |  22 de setembro de 2011 às 5:20

      Vamos fazer uma pesquisa e em breve daremos uma resposta. 😉

      Responder
      • 26. Marcos  |  2 de agosto de 2013 às 17:17

        É um seriado australiano Alana, A Garota do Futuro.

  • 27. gabih pinheiro  |  27 de setembro de 2011 às 3:02

    Como é bom relembrar esses momentos da vida ,,deixa muita saudade!!

    Responder
  • 28. paulo  |  4 de outubro de 2011 às 13:26

    adorava esses desenhos! inclusive tenho um projeto de legendar todos os episódios das histórias do velho urso, pois não existe dublado na net, só em alemão, segue link do canal com alguns já prontos: http://www.youtube.com/user/paulo8leal?feature=mhee

    Responder
  • 29. Mayara Bidoli (@mah_bidoli)  |  6 de outubro de 2011 às 12:19

    Adorei o post! Muita saudade! Principalmente do Tots TV!
    Alguém lembra do nome de um programa, também da Tv Cultura, onde um cara japonês fazia experiências com a ajuda de uma criança? A criança chegava na casa dele e fazia perguntas, ai ele preparava uma experiência. Lembro de uma experiêcia que ele explicava sobre água quente e fria, a menina colocava as mãos na água em temperatura natural, dps colocava uma mão na água gelada, e outra na água quente. Aí, a mão que estava na aguá quente fivaca fria e a que estava na água gelada ficava quente… Tento lembrar o nome do programa há anos! rsrs….

    Responder
  • 30. Carol  |  10 de outubro de 2011 às 20:33

    Alguém lembra de um desenho que passava na Tv cultura, chamado O bosque encantado ou floresta encantada? Tinha varios animais, um deles era uma cobra verde, tinha a raposa… eu não lembro direito do nome, alguem se recorda desse desenho?

    Responder
    • 31. Darlan Haron  |  11 de outubro de 2011 às 18:03

      Sim… o desenho se “Os Animais do Bosque dos Vinténs” e contava a história de um grupo de animais que foi forçado a fugir da onde viviam devido a invasão humana. Buscando durante o episódio um novo lar para viver. Eu adorava esse desenho…

      Responder
  • 32. Guilherme Henrique  |  18 de outubro de 2011 às 20:57

    Alguem lembra aquela série/desenho onde tinha um robo que entrava no mundo cibernetico pra proteger o mundo, era japonês eu acho.
    A musica era mais ou menos essa, as partes que me lembro:
    “Quando um …….. entra no seu computador;
    No mundo digital não há ninguém igual.. ”

    Sei que as informações estão meio que esparsas, mas se alguém conseguir lembrar agradeço😀

    Responder
    • 33. Anonimo  |  27 de setembro de 2012 às 11:25

      Não sei se é mas acho que era o Super Human Samurai

      Responder
  • 34. claudia  |  21 de fevereiro de 2012 às 20:26

    alguem se lembra de um desenho que passava na Tv Cultura que a personagem principal era uma menina indiana . O desenho retratava os costumes e crenças indianos.

    Responder
    • 35. Bruna Alana  |  21 de fevereiro de 2012 às 20:47

      Olá Claudia,
      O desenho que procura acredito que seja o Meena =)

      Obrigada pelo comentário!

      Espero ter ajudado.

      Responder
  • 36. Ariadne  |  16 de abril de 2012 às 1:51

    Galera, alguém se lembra de um desenho japonês q passou na TV Cultura nos anos 90? Não era sempre q passava – na verdade, era um desenho BEM longo q passa de vez em quando, como um especial, mesmo. =)

    Responder
  • 37. Ágata  |  9 de junho de 2012 às 1:12

    Adiadne, eu lembro desse desenho +/-. Tinha um menino ou menina chines, e ele lutou com um dragão embaixo dagua.

    Responder
  • 38. Ágata  |  9 de junho de 2012 às 1:16

    Achei o desenho: NAIA CONTRA O REI DOS DRAGÕES

    Responder
  • 39. Robson  |  28 de setembro de 2012 às 15:47

    Ei, achei este site mto interessante… alguém se lembra de um desenho onde entravam em cena, derrepente, fantoches de soldadinhos coloridos dançando?
    valeu!!!

    Responder
  • 40. Elisete Duarte  |  6 de dezembro de 2012 às 19:41

    Genteee que maravilha essas recordações…tempinho bom né…..ai que saudade que dá…..será que se pedirmos a TV CULTURA não volta a exibi-los? Seria super massa….

    Responder
  • 41. Matheus  |  10 de abril de 2013 às 15:39

    oi gente! Quem lembra de um desenho que passava nos anos 2000 na tv cultura, que tinha uns animais em desenho, ( que os braços e pernas eram finos, igual um palito) e eles não falavam e moravam entre a floresta e o deserto, e sempre iam assistir uns filmes deles mesmos; num pedaço de pano grande, que era segurado por dois morceguinhos, que se não me engano eram roxos. Eu lembro que era pela tarde, se não me engano depois de cyberchase, e antes das tri-gêmias e da rua do zoo 64. ( pelo menos aqui na TVE- Bahia , filiada da TVE RJ, QUE POR SUA VEZ ERA PARCEIRA DA TV cultura( NÃO SEI SE HOJE AINDA É ASSIM) é por isso que passava todos os desenhos da TV cultura. Me ajudem com o nome e/ou vídeo desse desenho por favor!. Desde já, grato!

    Responder
  • 42. Felipe  |  3 de julho de 2013 às 0:18

    Olá Pessoal, alguém sabe o nome de uma séria que passava por volta dos anos 90/2000 de um garoto ruivo que se metia em varias encrencas e eles também imaginava um monte de coisas no meios das enrrascadas, se não me engano era uma série australiana, mas pesquisei muito e não encontrei, se puderem me ajudar agradeço!

    Responder
  • 43. Diego  |  1 de outubro de 2013 às 12:10

    Olá, gente! Estou à procura de episódios do Quebra-cabeça em português. Não precisa ser de excelente qualidade. Será que alguém poderia contribuir conosco???
    Meu e-mail é diego_souza_icm@hotmail.com.
    Obrigado desde já!

    Responder
  • 44. Silvester  |  19 de dezembro de 2013 às 10:14

    oi pessoal, bom dia!
    Tinha na década de 90 um seriado na TV cultura que era uma família q morava em uma pequena cidade, nessa família era um casal, um irmão mais velho, uma irma do meio e o irmão mais novo pequeno e tudo de estranho acontecia com esses 3 irmãos, tinha um episodio que marcou foi quando o irmão mais novo encontrou um Bebe dentro de um repolho na plantação do quintal deles. Auguem lembra o nome desse seriado?

    Responder
  • 45. Davi  |  2 de fevereiro de 2014 às 19:16

    hey pessoal queria achar um desenho da tv cultura que era de um senhor que morava em um bosque e ele falava com os animais tinha até um esquilo

    Responder

Deixe uma resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Cat Zone – Nosso Mascote

Junte-se a 7 outros seguidores

Greenpeace

Enquete

Tópicos recentes


